O que pode causar a Perda de Libido ?
A diminuição da libido é uma redução no impulso sexual. As possíveis causas incluem fatores psicológicos (como depressão, ansiedade ou problemas de relacionamento), medicamentos e baixa concentração de testosterona no sangue. Dependendo da causa, é possível que o médico sugira aconselhamento psicológico, receite um medicamento diferente ou recomende terapia de suplementação de testosterona
consultas
O impulso sexual (libido) varia muito entre os homens e pode diminuir temporariamente por condições como a fadiga ou ansiedade. A libido também tende a diminuir gradualmente à medida que o homem envelhece. Uma libido persistentemente baixa pode causar sofrimento a um casal.
Ocasionalmente, a libido baixa pode ser um problema ao longo da vida resultante de experiências sexuais traumáticas na infância ou de supressão de pensamentos sexuais aprendida. No entanto, na maioria das vezes, a libido baixa se desenvolve depois de anos de desejo sexual normal. Fatores psicológicos, tais como depressão, ansiedade e problemas de relacionamento, são muitas vezes a causa.
Quando a libido diminui, os homens têm menos pensamentos e fantasias sexuais e menos interesse em sexo e eles mantêm relações sexuais com menos frequência. Mesmo a estimulação sexual por imagens, palavras ou toque podem falhar em causar interesse. Homens com libido baixa muitas vezes mantêm a capacidade para a função sexual e às vezes podem continuar a empenhar-se na atividade sexual para satisfazer sua parceira ou parceiro sexual.
Um exame de sangue consegue medir a concentração de testosterona no sangue. O diagnóstico de testosterona baixa (um quadro clínico denominado hipogonadismo) baseia-se tanto na descrição do homem de seus sintomas quanto no fato de que sua concentração de testosterona no sangue está baixa.
O tratamento para perda de libido depende da causa subjacente. Em muitos casos, é possível tratar com sucesso a causa subjacente e melhorar a libido por meio de terapia, mudanças no estilo de vida, medicação ou abordagens naturais.
Sim, algumas condições médicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, problemas hormonais (como hipotireoidismo ou menopausa), efeitos colaterais de medicamentos ou uso excessivo de álcool ou drogas, podem levar à perda de libido.
Sim, é comum ter flutuações na libido ao longo da vida. Fatores como estresse, mudanças hormonais, gravidez, maternidade e envelhecimento podem influenciar temporariamente o desejo sexual.
Agende agora
Horário de Funcionamento
- 09.00 AM - 18.00 PM
- 09.00 AM - 18.00 PM
- 09.00 AM - 18.00 PM
- 09.00 AM - 18.00 PM
- 08.00 AM - 17.00 PM
- 08.00 AM - 12.00 PM